A desembargadora Valéria Rodrigues representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta quinta-feira (20/6), no evento Destaque Estudantil 2023, promovido pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Entre os 30 adolescentes premiados por terem se destacado em seus trabalhos estudantis e profissionais durante o ano de 2023, em um universo de 2.500 jovens da Assprom, 12 atuam em unidades do TJMG, na capital e em comarcas do interior. Todos os vencedores receberam certificado de reconhecimento e os três primeiros lugares ganharam prêmios especiais (equipamentos eletrônicos).
O presidente da Assprom, Carlos Cateb (ao microfone), agradeceu a todos os parceiros durante a solenidade (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)Participaram da solenidade cerca de 500 pessoas, entre autoridades, professores, coordenadores, adolescentes, educadores, convidados, familiares e representantes das escolas, além de dezenas de adolescentes e jovens da Assprom. A apresentação da Orquestra Jovem do TJMG foi um dos destaques do evento.
O dispositivo de honra foi formado pela desembargadora Valéria Rodrigues, representando o presidente do TJMG; pelo presidente da Assprom, Carlos Augusto de Araújo Cateb; pelo diretor financeiro da Assprom, desembargador aposentado do TJMG, José Edgard Penna Amorim Pereira; pelo promotor de Justiça Fabrício Marques Ferragini, assessor administrativo do procurador-geral de Justiça administrativo, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pelo secretário municipal de Governo, Anselmo Domingos, representando o prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman; pela professora Mônica Sette Lopes, vice-diretora da Faculdade de Direito da UFMG, representando o diretor professor Hércules Guerrero; pelo vice-presidente da Assprom, José Eustáquio de Brito e pelo associado da Assprom, Mário Assad Júnior.
Educação e emoção
A desembargadora Valéria Rodrigues representou o presidente do TJMG na solenidade de premiação da Assprom nesta quinta-feira (20/6) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)Coordenadora executiva do segmento socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), a desembargadora Valéria Rodrigues disse que a premiação celebra o maior bem da vida, que é a educação. "O destaque dado a alguns adolescentes é um estímulo a todos. Somente por meio da educação conseguimos almejar e alcançar os nossos propósitos de vida”, afirmou.
O diretor financeiro da Assprom, desembargador aposentado do TJMG José Edgard Penna Amorim Pereira, também destacou o estímulo trazido pela premiação a todas as crianças e adolescentes da entidade. “O evento é importante exatamente para mostrar aos jovens como o estudo faz parte da vida deles e é um caminho para o sucesso na vida profissional. Juntamente com o trabalho, eles e elas aprendem sobre disciplina e sobre a organização das instituições e das empresas”, disse.
O presidente da Assprom, Carlos Cateb, agradeceu a cada um dos parceiros da instituição, como o TJMG, e a todos que trabalham com os adolescentes. “Temos 2.500 jovens em nossos quadros e estamos presentes, hoje, em 147 comarcas de Minas Gerais, graças ao apoio do Tribunal de Justiça, o que nos proporciona imensa satisfação”, afirmou.
Conquista do 2º lugar
A vencedora do prêmio Destaque Estudantil foi a jovem Jheine Alexandra de Souza Almeida, que trabalha na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Já o prêmio de 2º lugar foi para um dos jovens que atuam no TJMG, Matheus Felipe da Silva Vieira, lotado no Fórum de Santa Luzia. O 3º prêmio foi para Mirllayane Cristine Reis Dornelas, jovem aprendiz na empresa Locpav.
Matheus Felipe da Silva Vieira atua no TJMG, no Fórum de Santa Luzia, há dois anos e venceu o 2º lugar 2023 (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)Os demais jovens do TJMG agraciados trabalham nas comarcas de Araçuaí (Simone Viana Rodrigues), Araguari (Emily Vitória Matias de Souza), Carangola (Maria Eduarda Vitorino de Oliveira Moreira), Lagoa da Prata (Otávio Miguel Dias Silva), Manhumirim (Yara de Souza Veiga, que não pôde comparecer à premiação), Montes Claros (Jordany Eloa Silva Oliveira), Pitangui (Laine Ferreira dos Anjos), Belo Horizonte - Unidade Raja Gabaglia (Erick Neves Garajau), São Sebastião do Paraíso (Túlio de Carvalho Silva), Uberlândia (Gabriel Cruz Pereira) e Varginha (Yasmin Vitória Barreto Garcia Comunian).
Critério
Para fazer jus à premiação, cada jovem alcançou, no mínimo, 77% de média em disciplinas consideradas essenciais na escola. Também precisou ser avaliado com desempenho satisfatório pela equipe de Acompanhamento Profissional da Assprom, além de ter ampliado o currículo profissional na instituição ou empresa em que atua.
O segundo colocado Matheus Felipe, de 18 anos, começou a trabalhar no TJMG quando tinha 16. Ele credita o sucesso obtido, entre outros fatores, ao apoio da família e da Assprom. “Foi por causa deles que cheguei até aqui. Eu acredito que com muita dedicação, trabalho, foco e disciplina é possível conquistar tudo. A Assprom é muito importante na minha vida, e me ensinou muitas coisas. Quando a gente adquire um emprego, isso nos ajuda a ter responsabilidade”, disse.
Outro premiado do TJMG, o jovem Erick Neves Grajaú, de 18 anos, que trabalha na Comarca de Belo Horizonte, disse que a premiação é fruto de muito esforço. "Mesmo trabalhando, é preciso estudar e manter a dedicação. Graças a isso, também consegui uma bolsa de 100% no curso de Direito na Faculdade Anhanguera”, afirmou.
Além do TJMG, os premiados deste ano atuam nas seguintes empresas e órgãos públicos: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG); Assprom/Sede; Atlético Mineiro SAF; Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG): Controladoria Geral do Estado (CGE), Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag); Colégio Dom Silvério; Locpav – Locação e Pavimentação e Procuradoria-Geral de Justiça, em Itaúna e Caxambu.
Erick Neves Garajau (segundo à esquerda) trabalha na unidade do TJMG da Raja Gabaglia (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)Assprom
A Assprom, fundada em dezembro de 1975, é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e pelos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A faixa etária dos adolescentes e jovens participantes, em situação de vulnerabilidade e risco social, varia entre 16 e 24 anos. O Destaque Estudantil, promovido desde 2007, é uma das ações que reforçam o compromisso da instituição com a formação de jovens qualificados e comprometidos com o futuro.
A desembargadora Valéria Rodrigues entregou os certificados de premiação para os jovens que atuam no TJMG (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920 imprensa@tjmg.jus.br instagram.com/TJMGoficial/ facebook.com/TJMGoficial/ twitter.com/tjmgoficial flickr.com/tjmg_oficial